Água líquida em Marte


Uma das melhores noticias de 2011 foi o anúncio, por parte da NASA, de que haveria água líquida e a fluir no solo marciano. As provas foram recolhidas pela sonda “Mars Reconnaissance Orbiter” e provam a existência de alterações sazonais na superfície de uma cratera marciana. Analisadas ao detalhe, estas alterações foram identificadas como ranhuras em encostas por onde – em alguns períodos do ano – escorre água líquida. (NASA, segundo Clavis Prophetarum, 2011)
Memórias de uma época - XI

20100513

Mudanças em Júpiter

Intensas correntes elétricas em Júpiter, geradas na sua camada de hidrogênio metálico, mudam a fisionomia do maior planeta do sistema

Júpiter, em 2010

Mudanças na atmosfera gasosa de Júpiter, o maior planeta do sistema solar e o quarto objeto mais brilhante no céu (depois do Sol, da Lua e de Vênus), surpreendeu cientistas e astrônomos amadores, ao se apresentar sem um dos cintos (faixas ou bandas) marrons que o circundam. Mas esta não é a primeira vez que ocorre o desaparecimento, também notado em 1973 e início dos anos 1990, o que gerou várias imagens diferentes.

Júpiter,em 2009

O astrônomo Glenn Orton, do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena (Califórnia, EU), informou que essas faixas aparecem escuras simplesmente porque nuvens mais claras e altas não costumam ficar ali, ao contrário de outras regiões do planeta, e, portanto, são visíveis as nuvens escuras e mais baixas: "Você está olhando para diferentes camadas das estruturas de nuvens do planeta", afirma.

Segundo o cientista, o cinto escuro desaparece quando nuvens esbranquiçadas se formam naquela região e bloqueiam as mais escuras. Contudo, os cientistas ainda não entendem o que causa essa formação de nuvens no sul de Júpiter. Ela ocorre em um período generalizado e misterioso de mudanças no planeta, quando as cores de outras listras e pontos do planeta também mudam. "Tinha um monte de coisa acontecendo", quando ele orbitava mais próximo do Sol, disse o cientista.

Júpiter possui uma fonte interna de calor (não nuclear) e, em seu interior, a temperatura alcança os 30.000°C, fluindo continuamente para o exterior.

Em apenas nove horas e 50 minutos ele completa uma volta em torno de si mesmo e intensas correntes elétricas são geradas na camada de hidrogênio metálico. A eletricidade produz um poderoso campo magnético, 14 vezes mais intenso que o terrestre e que se estende para além de Saturno, mas é invertido em relação ao nosso. Lá, a agulha de uma bússola travaria rapidamente sem oscilações, e onde indicasse o Norte, na verdade, seria o Sul. Apesar dessa característica, Júpiter possui uma rotação diferenciada e os ventos ora vêm do leste, ora do oeste, entre outras direções alternativas, devido aos redemoinhos alimentados pelo gradiente térmico entre o equador e os pólos.

A ausência de atrito com uma superfície sólida permite que furacões como a Grande Mancha Vermelha, durem mais de três séculos. Ela é um redemoinho de alta pressão onde cabem duas Terras, elevando-se acima das nuvens ao redor. Porém, os ventos de direções contrárias que circulam acima e abaixo dificultam explicações satisfatórias para sua estabilidade.

Júpiter ficará mais perto da Terra em 24 de setembro própximo e ainda poderá ser visto sem as listras.

Conheça melhor o planeta Júpiter, na Wikipedia.

Veja mais...

20100504

Deus é grande


Campo Profundo do Hubble, imagem ultradetalhada de uma minúscula região do céu, revela pelo menos 1.500 galáxias em diferentes fases de evolução. Esta foi uma das imagens mais impressionantes obtidas com o famoso telescópio.

E nos provoca um redimensionamento da Via Láctea, do nosso Universo e do Cosmos, levando a refletir sobre a infinitude de Deus, do tempo e do espaço, e a mudar a per(con)cepção da Divindade.

Veja mais...

20100503

Paineiras de abril

A paineira Ceiba speciosa é uma árvore de crescimento rápido e bastante popular na recuperação de áreas degradadas

Floração de paineiras rosas, à margem do rio Itapecerica, Divinópolis, MG.

Veja mais...

IMAGENS DO DIA

  © The Professional Template desenhado por Ourblogtemplates.com 2008 e adaptado por Flávio Flora 2009

Voltar ao TOPO